MPT e Fórum lançam campanha contra amianto em Santa Catarina

No último sábado (23/08), o Ministério Público do Trabalho Catarinense e o Fórum Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho lançaram o vídeo da Campanha de Banimento do Amianto em Santa Catarina. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Blumenau compõe o Fórum (formado por várias representações de entidades sociais. Em seis estados brasileiros o amianto, o qual tem efeito cancerígeno nas pessoas, já é proibido: Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. No próximo dia 2/09, os deputados de SC avaliam o Projeto de Lei contra o Amianto no Estado. A Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig) apoia a campanha pelo fim da fabricação, comercialização e uso de produtos que contenham o amianto. Confira o vídeo da campanha no site através da TVConatig.


7 de Fevereiro de 2014 – Comemorações da Conatig em Pernambuco

O presidente e o secretário geral da Conatig, Leonardo Del Roy e Jorge Fermino prestigiam as comemorações do Dia Nacional dos Gráficos no Recife, em 2014. Del Roy falou da relevância da luta dos gráficos pernambucanos para garantir a comemoração do Dia dos Gráficos no exato dia dos gráficos (7 de fevereiro) - data histórica da categoria que remonta a greve de 7 de fevereiro de 1923. Confira o vídeo!


Primeira mulher gráfica do País fala a funcionárias gráficas em SP

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 2014, trabalhadoras gráficas do Estado de São Paulo, realizam um evento contra a violência sexista e em favor dos direitos delas no ambiente do trabalho. O momento auge foi a participação de Dona Fulana, de 74 anos, a primeira profissional gráfica do Brasil. Ela, que continua na ativa, fez um discurso emocionado para as participantes do encontro. Confira o Vídeo!


Contig e Federações fazem manifestação contra violência à mulher

Leonardo Del Roy fez coro junto às profissionais gráficas brasileiras, que realizaram uma manifestação pelas ruas da capital paulista, em novembro de 2013, contra a violência sexista. O evento marcou o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Diversas representantes das federações e sindicatos dos gráficos marcaram presença, com destaque às companheiras do Estado de São Paulo. Confira o Vídeo!